sexta-feira, 17 de junho de 2011

IGREJA MATRIZ

Igreja Matriz - Classificada como imóvel de interesse público. A sua construção inicial não é conhecida, tendo sido remodelada e ampliada no séc. XVIII (terminou em 1798), sendo um dos maiores templos existentes na região. Era um monumento que pertencia à Coroa e foi doada por D. Afonso II a D. Pedro Fernandes, no séc. XIII.
Monumento de uma só nave, com cinco altares elegantes e enquadrados na estrutura do edifício.
Possui dois púlpitos em granito.
No oratório, na retaguarda do edifício, está a imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da freguesia, uma das melhores jóias do edifício.
A sua construção exterior é de estilo joanino.
A torre tem 22 metros de altura e possui relógio.
Existe uma lenda relacionada com esta Igreja que consta do seguinte: «em tempos idos, na época da construção da Igreja, o pároco teria morto a sua irmã e escondido o cadáver no interior do templo. Muitos anos depois, quando ali se efectuavam escavações, foi encontrado um corpo absolutamente incorrupto, que rapidamente foi “identificado” como a tal irmã do pároco, sendo logo venerada pelos seus conterrâneos. Anos mais tarde já depois da “Santa” ter sido roubada, apareceram na igreja os ossos de uma outra mulher, que essa sim, era a inicialmente referida.»

Sem comentários:

Enviar um comentário