quarta-feira, 25 de maio de 2016

PORMENORES

IGREJA MATRIZ,

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade - detalhe

Designação

Designação
Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade
Outras Designações
-
Categoria / Tipologia
Arquitectura Religiosa / Igreja
Inventário Temático
-

Localização

Divisão Administrativa
Bragança / Alfândega da Fé / Sambade
Endereço / Local
EN 315
(a 9 km de Alfândega da Fé)

Proteção

Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Cronologia
Decreto n.º 25 336, DR, I Série, n.º 110, de 15-05-1935 (ver Decreto)
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
Abrangido por outra classificação
Património Mundial
-

Descrições

Nota Histórico-Artistica
Sambade, a maior freguesia do concelho de Alfândega da Fé, é conhecida como terra dos cardadores, devido à importância da indústria de lãs que aí floresceu até ao final do século XVIII. A sua designação, documentada desde o século X com a denominação de Sambati, deverá corresponder ao nome de um padre que viveu no século VIII nas Astúrias, e que terá contestado a heresia dos monotelistas (VILARES, p. 223).
A igreja matriz é dedicada a Nossa Senhora da Assunção, padroeira da freguesia, encontrando-se a sua imagem, em mármore, inscrita no nicho existente na fachada posterior do templo.
No local onde hoje se ergue a igreja, deveria ter existido uma outra, dado que foram encontrados vestígios de construções anteriores, aquando das obras da actual. Esta, foi terminada em 1798, desconhecendo-se a data de início da intervenção. Todavia, a imponente edificação, levada a cabo a expensas da população e, particularmente, de uma família de apelido Silva, deverá ter sido demorada, dado o custo elevado da mesma (VILARES, pp. 227-228).
Exemplo de arquitectura barroca e neoclássica, a igreja de Sambade desenvolve-se em planta longitudinal, com capela-mor mais baixa e mais estreita que a nave, uma torre sineira no plano da fachada, a sacristia do lado Norte e, do lado oposto, um anexo denominado Casa das Almas. A fachada principal, bastante recortada, é rematada por um frontão interrompido de aletas, com cruz ao centro. O portal apresenta uma configuração semelhante à da fachada, com frontão semicircular, interrompido pela janela, de linhas curvas, que se projecta a partir do centro do frontão.
Os restantes alçados são rasgados por janelas de configuração muito semelhante entre si, com arco abatido e molduras recortadas, e na fachada Norte abre-se um portal de arco abatido. A torre sineira, com relógio, ergue-se do lado esquerdo, rasgada por duas janelas sobrepostas.
No interior, destacam-se os cinco altares, dedicados a São Miguel e às Almas, ao Calvário, ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora das Dores, todos eles em talha policromada e de gosto rococó. O retábulo-mor, também em talha, mas branca com pormenores dourados, ocupa toda a superfície da capela, tendo sido executado numa época mais tardia, reflectindo, por isso mesmo, uma linguagem já neoclássica.
Ainda na capela-mor, o tecto, pintado no século XIX, exibe a representação de Cristo, ao centro, rodeado pelos quatro Evangelistas. Na nave do templo, coexistem dois púlpitos, um de cada lado, em granito trabalhado, e cinco confessionários embutidos nas paredes. O coro é sustentado por duas colunas, acedendo-se-lhe através das mesmas escadas que seguem para a torre sineira. Sob esta, encontra-se a Pia Baptismal.
(Rosário Carvalho)

Imagens


Bibliografia

Título
"Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias..."
Local
Lisboa
Data
1990
Autor(es)
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Ferreira, Pedro Augusto
Título
"Monografia do Concelho de Alfândega da Fé"
Local
Porto
Data
1926
Autor(es)
VILARES, João Baptista